WhatsApp - 17 9 9165-5854
O melasma é uma condição de pele caracterizada pelo surgimento de manchas escuras no rosto, principalmente no nariz, bochechas, testa, queixo e lábios. No entanto, como o melasma pode ser desencadeado pela exposição à luz ultravioleta, podem surgir manchas escuras em outras partes do corpo, como por exemplo braços ou pescoço.
O melasma é mais frequente em mulheres, principalmente durante a gravidez devido às alterações hormonais, sendo denominado cloasma. Além disso, as manchas escuras podem surgir devido ao uso de anticoncepcionais, predisposição genética e, principalmente, exposição frequente ou prolongada à luz ultravioleta ou visível, no caso de computadores e celulares, por exemplo.
O diagnóstico do melasma é feito em nossa clínica a partir da observação das manchas e o tratamento pode ser feito com o uso de cremes que clareiam a pele, no entanto, as manchas podem não desaparecer por completo ou voltar a surgir caso não se use o protetor solar diariamente.
O melasma é caracterizado pelo aparecimento de pequenas manchas escuras na pele, normalmente na testa, nariz e maçãs no rosto, por exemplo, e não causam dor, ardência ou coceira. As manchas geralmente possuem formato irregular e o aparecimento das manchas varia de acordo com a exposição aos fatores de risco, como o sol ou uso frequente de computador, por exemplo.
A causa do aparecimento do melasma ainda não é muito bem esclarecida, no entanto as manchas costumam aparecer com mais frequência em pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol ou que fazem uso constante de computador e smartphones, por exemplo.
No caso das mulheres, o melasma pode surgir como consequência da gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais, por exemplo. Já no caso do homem, pode estar relacionada com a diminuição da quantidade de testosterona no sangue, que normalmente diminui em função da idade.
Responsável Técnica:
Dra. Michelle Angotti
CROSP79020 EPA022639
Especialista em Harmonização Orofacial
Especialista em Radiologia e Imaginologia
Depende do tipo de tratamento. Para a aplicação de preenchimento facial e toxina botulínica, uma ou duas sessões são suficientes e os resultados são imediatos. Para os demais tratamentos minimamente invasivos, geralmente, recomenda-se de duas a quatro sessões para obter resultados satisfatórios.
Normalmente, os resultados dos procedimentos minimamente invasivos costumam durar de 8 meses a 2 anos, variando de acordo com as particularidades de cada paciente, como idade, tipo de pele, entre outros fatores. Após esse tempo, as substâncias são absorvidas pelo organismo e param de fazer efeito no corpo. Para obter os resultados de antes, recomenda-se a realização de um novo tratamento.
Não. Com técnicas modernas, produtos de qualidade e a experiência do médico, os resultados ficam bastante naturais. Claro que nota-se uma grande diferença após o resultado final, mas é possível manter suas expressões faciais e as características do seu rosto.